Sustentabilidade Parque Ambiental dos Montes Santos, um sonho que vem se realizando

MATA ATLÂNTICA: MAIS DE 200 mil árvores nativas

Parque Ambiental dos Montes Santos, um sonho que vem se realizando no sentido de afirmar a responsabilidade social e ambiental da Carta Fabril e o seu compromisso com o Desenvolvimento Sustentável.

A Carta Fabril em seu projeto de desenvolvimento socioambiental amplia em muito o reflorestamento da Mata Atlântica, na qual já temos mais de 250 hectares de mata nativa preservada, com a visão de que não podemos dissociar o meio ambiente da qualidade de vida das pessoas.

O reflorestamento se dará até cobrirmos e recuperarmos todas as áreas degradadas com o plantio de tantas árvores quantas forem necessárias. Já são mais de 200 mil árvores nativas.

As nascentes de água, os pássaros, os animais silvestres terão em muito ampliada as suas condições de vida pelo trabalho que executamos de integração flora e fauna, no qual o pomar de alta diversificação, com mais de 9000 árvores frutíferas plantadas, de 117 espécies diferentes, foi e é um sucesso absoluto, estando hoje em plena frutificação, o que tem atraído toda a beleza das aves, pequenos mamíferos, insetos, répteis, enfim, toda a fauna da biota atlântica.

Este trabalho realizado na área do Parque Temático Ambiental dos Montes Santos, em Japuíba, Cachoeira de Macacu, materializa os conceitos de desenvolvimento sustentável e preservação ambiental sob uma ótica proativa, que todos nós brasileiros deveríamos ter ao lidarmos com o Meio Ambiente. Responsabilidade Social, Respeito ao Meio Ambiente e Sustentabilidade sempre foram os princípios que dirigiram as ações da Carta Fabril.

A Carta Fabril recebeu a certificação do Selo Verde em razão do investimento feito no Parque Ambiental Montes Santos, onde se encontra uma das maiores biodiversidades do Brasil.

O reconhecimento faz com que a Carta Fabril ganhe ainda mais visibilidade e respeito em meio às empresas que estão de acordo com as boas práticas de conduta socioambiental responsável, aumentando assim a credibilidade com nosso consumidor.

A Certificação Selo Verde tem como objetivo valorizar e incentivar as boas práticas socioambientais através da propagação de bons exemplos que tenham como princípio a sustentabilidade, a justiça social e o respeito à vida.

Energia

Em Tribobó e Anápolis, o óleo combustível para as caldeiras foi substituído por fontes de energia alternativas, reduzindo sensivelmente a emissão de poluentes.
Em Tribobó usamos o gás natural, fonte de energia de baixo impacto ambiental. Em Anápolis a opção foi pela lenha proveniente de reflorestamento: o uso de alta tecnologia e fornecedores certificados garantem uma solução energética ambientalmente correta.

Água

Com as Estações de Tratamento de Água e de Efluentes nas duas fábricas, conseguimos reaprovietar grande parte da água usada no processo industrial. Estamos sempre investindo para a racionalização do uso da água.

Resíduos Sólidos

As certificações no ISO 9001 e Selo Verde são as nossas garantias da prática de uma gestão responsável para os resíduos sólidos gerados nas unidades industriais da empresa.

SAIBA MAIS

"A Natureza é, na verdade, parte de nossa vida."

José Carlos Pires Coutinho, Presidente da Carta Fabril